quinta-feira, 9 de junho de 2011

MEU PINTINHO AMARELINHO

Ampliar o repertório cultural das crianças, trabalhar com o lúdico, simbólico, socializá-las, trabalhar suas identidades, promover autonomia e ainda proporcionar aprendizagens por meio de experiências significativas, têm sido grandes preocupações da equipe pedagógica da LUDEM. 
Coerente com essa visão, a  professora Romilda, docente das turmas de C2 e C3, proporcionou a seus alunos uma vivência que com certeza as crianças carregarão na memória pelo resto de suas vidas.


pintinho passeando por entre as crianças

Elas tiveram a oportunidade de passar alguns dias com um pintinho dentro da sala de aula. Por meio dessa pequena intervenção a professora oportunizou várias aprendizagens tais como: 

temperatura do pintinho; texturas (macio, áspero, rugoso...); características dos seres vivos; cuidados básicos na criação de animais de estimação; identidade (ao diferenciar crianças e pintinhos); diferença dos corpos das crianças e do pintinho; cores; penas, pelos e pele... 

além disso cantaram músicas sobre o pintinho, imitaram galinha, pintinho, galo... Descobriram do que se alimentam, fizeram desenhos e pinturas, conheceram as letras da palavra Pintinho... E muito mais!

As crianças já aguardam ansiosas pela próxima surpresa
produção artística: _Esse é o meu pintinho tia!
 da Profa. Romilda!

terça-feira, 7 de junho de 2011

CAMINHADA ECOLÓGICA

Falar sobre consciência ambiental, sobre impacto ambiental, estudar um texto sobre essas temáticas... são ações importantes no processo educativo, porém, se esse estudo não sair do contexto da sala de aula para estudar e intervir no entorno, é tão estéril quanto ignorar essas questões.
Nesse sentido, tivemos na sexta-feira, dia 27 de maio, a Caminhada de estudo e conscientização do impacto ambiental.
A caminhada deu-se no entorno da escola e integrou o trabalho de todos os professores do dia, a equipe gestora e contou ainda com a participação da coordenadora de Educação Física do 2o Seguimento EF da SEMEC.

Os alunos recolheram muito lixo das vias públicas, entregaram panfletos e fizeram importante contato com a comunidade.
 

SESSÃO PIPOCA SOCIOAMBIENTAL



 Na sexta-feira, 1 de junho, tivemos a oportunidade de concretizar mais uma importante parceria, destavez com a equipe da SEMASP. Recebemos a equipe que esteve exibindo o filme Atafona em Ruinas e levando os alunos do 2o seguimento do EF a uma reflexão  mais profunda sobre os impactos ambientais.

A manhã finalizou-se com a entrega de mudas de árvores frutíferas para a comunidade escolar.

Professores, alunos, equipe gestora e equipe da SEMASP avaliaram a manhã como muito proveitosa e já se articulam para promover novas ações.


PARCERIAS QUE FAZEM A DIFERENÇA

Esse é mais um post da série Parcerias que fazem a diferença. Desejo muito enfatizar que a maioria dos trabalhos realizados em nossa unidade escolar seria impossível sem um grupo coeso, que projeta e se lança em direção aos desafios coletivamente e sem outros sonhadores que possam se agregar nessa realização.

Foi assim então, que na manhã de quarta-feira, 25/05, na SEMASP - Secretaria de Meio-Ambiente e Serviços Públicos, nasceu uma nova parceria para o LUDEM.

A pauta desse encontro consistiu em articular grupos que já usam o cinema como ferramenta educativa e promover um trabalho e reflexão integrados. As Escolas Municiapais Luís Délio Mendonça e a Amaro Souza Paes contam com as suas Sessão Pipoca e a UFF e SEMASP têm seus reconhecidos trabalhos com o Cine sócioambiental.

Tivemos nesse  encontro presentes o anfitrião André Pinto (SEMASP), o Secretário da SEMASP Marcos Antônio de Sá Machado, o Sub-Secretário Alex Firme, o Prof. Marcos Bastos (representando E.M. Amaro Souza Paes), a Orientadora Educacional Leilany Arruda (representando a E.M. Luis Delio de Mendonça) e as Antropólogas profas. da UFF Gabriella Scotto e Geovana Tabachi, juntamente com suas orientadas Raquel Isidoro, Amanda Lima, Carina Cunha e Márcia.

O encontro foi bastante proveitoso, originando trabalho integrado na nossa EM LUDEM na quarta-feira da semana do meio ambiente. Leia mais sobre essa parceria aqui.