quinta-feira, 14 de abril de 2011

PROJETO VIVENDO A DEMOCRACIA


Diante da necessidade de se eleger os representantes de sala e desenvolver nosso trabalho na direção da construção de uma escola democrática, o Serviço de Orientação Educacional desenvolveu o Projeto Vivendo a Democracia.
Esse projeto tem por objetivo possibilitar aos alunos a vivência e reflexão do sistema democrático. Para tanto, estamos desenvolvendo algumas ações. Criamos algumas perguntas problematizadoras para iniciar um bate papo com os alunos e assim trabalhamos importantes conceitos:
O que é democracia? Em que se diferencia da monarquia? 
O que é um voto?
Quais os critérios nos quais nos fundamentamos para escolher em quem votamos?
Por que dizemos que o candidato eleito representa os eleitores?
O que é um plano de governo?
Os governantes podem prometer qualquer coisa para conseguir votos?...
Que tipo de responsabilidades recai sobre esses representantes?
No início eles não diziam muitas coisas, mais ouviam do que falavam. Com o decorrer das conversas, as discussões se tornaram calorosas e todos querem opinar, dar exemplos, questionar...
Algumas turmas agora estão na etapa em que se dividiram em chapas para elaborar suas propostas e só depois de uma série de debates e análises das propostas faremos a  eleição dos representantes das turmas. Falamos também aprovar um plano de governo não significa que tudo o que foi proposto é viável, pode ser operacionalizado...
Falamos sobre necessidade de se pensar no bem comum; nas qualidades da escola e do futuro que queremos (ex.: se queremos uma escola de qualidade, não podemos propor redução no tempo de aula; se queremos ser bem sucedidos, não vale a pena propor que os professores dêm menos conteúdo). 
  
Sabemos que esse é apenas o primeiro passo na direção da formação de cidadãos conscientes. Os representantes presidirão as assembléias de classe e terão representatividade junto a Gestão escolar.  Desejamos que ao longo do ano os representantes tenham atuação cada vez mais forte no cotidiano escolar e que os alunos sintam o impacto disso em sua formação geral.

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