segunda-feira, 11 de abril de 2011

CAMPANHA: "DOIS OLHOS, DOIS OUVIDOS E UMA BOCA"




A campanha encabeçada pelo Serviço de Orientação Educacional tem por objetivo desenvolver nos alunos a consciência de que há tempos para falar e para ouvir.
É horrível aquela sensação que as vezes temos de que conversamos com alguém que só sabe falar, mas que não quer nos ouvir. Trabalharemos então a importância da participação ativa do aluno em sala de aula, porém com o dever de se ouvir aos outros também.
Além da importância da escuta, buscaremos dotar o aluno também de uma percepção de que o conflito de idéias é algo positivo, de que a troca ética de idéias é fundamental para o exercício da democracia e que o conhecimento nasce de perguntas, nasce dos conflitos. Assim, o conflito não é sinônimo de briga, mas de troca.
Contamos com a participação dos representantes de sala como multiplicadores e professores como parceiros e incentivadores.

4 comentários:

  1. Cara Orientadora Educacional Leylane, é com o coração cheio de alegria que venho testemunhar o fluir do seu belíssimo trabalho e admirar o seu "saber" excepcional.
    Dizer sim da sua competência que ao mesmo tempo aborda uma forma simples e super-didática, a verbalização clara e objetiva com os alunos, sua transparência com o "fazer pensar" para com os alunos.
    Confesso que você é um exemplo de profissional exemplar!!!
    Parabéns por sua competência e humildade!

    Você tem carisma e identidade própria.

    Prof. Marcos - Música

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  2. Prof. Marcos,
    obrigada pelo carinho e parceria de sempre!
    Sem o apoio dos professores, certamente, nada do que estamos fazendo seria possível.

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  3. Cara colega Leylane, parabéns pelo seu entusiasmo e dinamismo. Sou Orientadora Educacional do CIEP e temos tentado a duras custas melhorar a questão da indisciplina e da violência na Escola... Fico feliz por saber que vc tem obtido sucesso em sua Unidade. Gostaria de saber como fez para conseguir as agendas para todos os alunos. Trabalhei numa escola particular onde a utilização das mesmas sempre foi algo imprescindível para a aproximação das famílias.
    Sei que não é o único caminho, mas certamente ajuda...
    Bjim... Lílian

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  4. Lílian, o que chamamos de agenda é, na verdade, um caderno pequeno (brochurinha), daqueles que foi distribuído pela SEMEC. Diariamente as professoras se comunicam com as famílias por esse veículo. As crianças que já escrevem copiam os comunicados da lousa e as professoras das crianças que não escrevem viabilizam outras formas (escrever 1 a 1, ou recados rodados na matriz).
    Solução simples, mas que fez toda a diferença.

    Obrigada pela parceria.

    Passe aqui mais vezes contando o resultado do seu trabalho.

    Beijos, Leilany

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