sábado, 16 de abril de 2011

SEXTA-FEIRA É "DIA DO BRINQUEDO" NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Nossa equipe tem se perguntado: como possibilitar às crianças da E.I. um ambiente lúdico, com valorização do brincar, do jogo simbólico... sem recursos? Ainda não temos muitas respostas, mas a primeira ação empreendida por nós nesse sentido foi a adoção do Dia do Brinquedo.

Enquanto brinca a criança significa para si o mundo e seu papel no mundo, compreende quem é, quem são os outros... e assim se percebe como sujeito. O brinquedo, nesse sentido, tem um papel de mediador dessa descoberta, ganhando assim grande ligação afetiva. Por isso, nossa escola teve a iniciativa de incentivar que as crianças tragam, às sextas-feiras, seus brinquedos preferidos para a escola.

Entendemos que quando a criança traz seu objeto predileto para a escola, é como se parte da casa se estendesse até aquele ambiente (objeto de ligação), favorecendo a criação de vínculos afetivos ali. Então, o Dia do Brinquedo vai promover, além da diversão, bons momentos de partilha entre as crianças.

Temos algumas orientações para os pais, tais como: deixar a criança escolher o brinquedo que irá levar, porém orientando-a quanto a isso; levar somente 1 (um) brinquedo; identificar o brinquedo escolhido com o nome da criança. Não levar brinquedos caros, que possam quebrar, ou que tenham peças pequenas.

Acompanhem aqui as demais ações que serão empreendidas na busca de se trabalhar o lúdico e o simbólico. Se tiverem sugestões criativas nesse sentido postem nos comentários.

2 comentários:

  1. Fiquei feliz por receber email de vcs.
    Achei a ideia do blog maravilhosa. Saudades de todos e parabéns para a equipe. bjs.. Adriana

    ResponderExcluir
  2. Adriana,
    toda história tem um começo.
    Obrigada por ter participado dessa história!
    Beijos,
    Equipe LUDEM

    ResponderExcluir